É um momento dedicado à oração em família, buscando um contato mais próximo com a espiritualidade e a compreensão dos preceitos espíritas e cristãos, trazendo-os para dentro de nossa vida e de nossa casa.
Quando o ensinamento do Mestre vibra entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum.
Por que fazer?
O hábito e a prática da oração nos trazem diversos benefícios. Especialmente no caso do Evangelho no Lar, destacamos:
- Propicia um momento de comunhão de idéias e sentimentos entre os familiares, reaproximando e fortalecendo os laços de amor e compreensão.
- Auxilia na harmonização do ambiente doméstico.
- Nos leva a uma reflexão sobre os ensinamentos do Cristo à luz do Espiritismo.
- Favorece a aproximação dos nossos mentores e amigos espirituais, nos auxiliando na superação de nossas dificuldades.
Como fazer?
O Evangelho no Lar deve ser feito sempre em um mesmo dia e horário.
É dispensável a utilização de qualquer recurso ou aparato como velas, incenso, toalha branca, etc.
Pode ser colocada uma jarra ou garrafa de água para fluidificação.
1. Prece inicial
A prece deve ser simples, breve e objetiva, deixando falar o coração.
Ex: “Estamos aqui reunidos, mais uma vez, em nome do Senhor, agradecendo imensamente essa oportunidade de aprendizado moral e espiritual. Vamos tranquilizando nossos corações e esquecendo todos os problemas que tivemos durante essa semana….. (continuar a prece com o que seu coração quiser falar)”
2. Leitura de um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Pode ser realizada a leitura sequencial ou a abertura do livro ao acaso. Caso a família seja composta por pessoas de diferentes religiões pode ser utilizado a Bíblia ou outro livro importante daquela religião. Também pode ser feita a leitura de um texto curto de mensagens evangélicas, como Pão Nosso, Vinha de Luz, entre outros.
3. Comentários
Todos que queiram podem fazer comentários sobre o texto lido, procurando relacionar o conteúdo às vivências do dia a dia. Nunca discutir.
4. Prece final
Agradecer a Deus e aos nossos mentores e amigos espirituais pelo auxílio recebido, pedir por todos os nossos familiares e pelo nosso lar. Novamente deixar falar o coração.
Quem pode participar?
Todos os membros da família, inclusive as crianças.
Orientações gerais
- A duração aproximada do Evangelho no Lar deve ser entre 15 e 20 minutos.
- As manifestações mediúnicas são desaconselhadas. Caso ocorram, você pode buscar orientação no Atendimento Fraterno.
- Até que se crie o hábito de realizar o Evangelho no Lar podem ocorrer esquecimentos e atrasos. O importante é não desistir. Embora a disciplina seja fundamental, é melhor fazer com atraso do que deixar de fazer.
- Escolha o dia e horário mais adequado à sua família.
- Caso sua família não queira participar, não se preocupe. Escolha um local tranquilo e faça sozinho. Mesmo assim, os comentários devem ser realizados em voz alta e sempre convide seus familiares.