Missão, Visão, Valores

Fundamentos Institucionais do Centro Espírita Zilda Gama

 

Visão de Mundo

Acreditamos que o homem é um ser espiritual, eterno, perfectível, e que o desenvolvimento da sua RELIGIOSIDADE é fundamental para sua transformação e felicidade.

Observamos que o homem vive processo evolutivo em um mundo repleto de contradições onde o individualismo, o comportamento extrativista, o Ter mais importante que o Ser e a competição imperam causando desequilíbrio de grandes proporções, como se espessa nevoa ofuscasse sua visão.

Neste estado de coisas, onde as metas são espirituais e os estímulos do mundo,  temporais, pretendemos ser uma das muitas “Ilhas de Luz” que, por meio de ações coordenadas, auxiliem o indivíduo a manter o foco nas metas espirituais, visando a construção de um mundo mais fraterno.

 

Visão de Futuro

Queremos ser uma instituição onde, em todas as fases do seu desenvolvimento organizacional, as pessoas acolham e sejam acolhidas com amor, amparando-as nos seus momentos de luta e ajudando-as a exercitar o divino caminho do amor ao próximo.

A Instituição pretende desenvolver suas atividades com voluntários a serem desenvolvidos de forma a atuarem alinhados com a identidade da instituição, oferecendo um colorido especial às atividades, em um clima de afetividade, comunhão e excelência.

Queremos ser uma Instituição onde as pessoas tenham oportunidade contínua de se desenvolver em conhecimentos, habilidades e relações pessoais.

Os recursos financeiros para manutenção da Instituição provêm de doações e de eventos periódicos que terão sempre, como primeiro objetivo a união e a confraternização.

 

Missão do Centro Espírita Zilda Gama

“Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual”.

 

Valores

São valores que pretendemos observar na realização de todas as nossas ações: a Simplicidade; o Respeito à Diversidade; a Sensibilidade; a Solidariedade; o Otimismo; A Sustentabilidade; o Desenvolvimento contínuo de nossos trabalhadores voluntários.

 

Compromisso Fundamental

O Grupo envolvido na construção e manutenção da Instituição compromete-se a trabalhar estruturando todas as suas ações na forma de Projeto, para garantir que as ações tenham início após o desenvolvimento do planejamento mínimo indispensável ao sucesso destas ações, que deverão observar, no mínimo:

  • O Objetivo da Ação
  • A metodologia a ser utilizada
  • O quadro de recursos humanos necessário
  • O quadro de recursos materiais necessário
  • Os resultados esperados com o Projeto
  • Os indicadores de avaliação de resultado

A área administrativa deverá criar e manter atualizado o modelo próprio a ser utilizado pela Instituição.